top of page
  • Foto do escritorGiovanna Freitas

Se Toque, Se cuide e Celebre a Vida!


Laço cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa com Mulheres unidas atrás do laço

De norte a sul, de um continente ao outro, não importa a sua nacionalidade, raça ou cor, é fundamental estar prevenida e atenta em relação ao câncer de mama. Afinal, como diz o velho ditado, "melhor prevenir do que remediar". É mais vantajoso investir menos tempo em prevenção do que gastar muito tempo em tratamentos...


O Outubro Rosa está aqui para nos lembrar, ano após ano, desde a década de 90, a importância de cuidarmos de nossa saúde.

Antes mesmo dos anos 2000, algumas mulheres já compreendiam a importância de se cuidar, de priorizar a própria saúde e de se amar. Esse amor por si mesmas precisava ser compartilhado com outras mulheres. Mais mulheres precisavam saber como se prevenir e entender que um diagnóstico, não significaria uma sentença em suas vidas.


Outubro Rosa

O maior símbolo deste movimento, o laço cor-de-rosa, foi criado e distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure às corredoras que participaram da primeira corrida organizada para promover o Outubro Rosa em Nova Iorque.

E quantas vidas já foram salvas através deste movimento até hoje... O conhecimento e a prevenção salvam as nossas mulheres!


No Brasil, o Outubro Rosa tem o mesmo objetivo de informar, conscientizar e disseminar a prevenção, o tratamento e a cura do câncer de mama.


O Câncer de Mama

Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo.

Mas o que ele é exatamente?

Quando células não saudáveis se multiplicam de forma desordenada, elas formam um tumor que pode invadir outros órgãos e prejudicá-los. Esse tumor é denominado câncer.


Para o Brasil, foram estimados 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.


O câncer de mama também é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil, com uma taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71 por 100 mil (18.139 óbitos). As taxas mais altas de incidência e mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.


Principais Sintomas

Os principais sinais do câncer de mama incluem um caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou com aparência semelhante à casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região abaixo das axilas.


Fatores de Risco

Os fatores de predisposição ao câncer de mama são variados, incluindo histórico familiar. Outros fatores que podem aumentar o risco desta doença incluem o envelhecimento, aspectos relacionados à vida reprodutiva da mulher, consumo de álcool e tabaco, excesso de peso, falta de atividade física e exposição à radiação ionizante, entre outros.


Prevenção

Além de manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, é essencial estar atenta à sua saúde e manter uma rotina médica com um ginecologista, que solicitará exames como ultrassom e mamografias.


Faça um autoexame mensalmente para observar possíveis alterações em suas mamas. É importante verificar se elas estão simétricas, se mudaram de cor e se há algum nódulo palpável enquanto está em pé (em frente ao espelho) ou deitada na cama. Lembre-se de que durante o período menstrual, as glândulas mamárias podem apresentar pequenas alterações. No entanto, para evitar confusões entre glândulas mamárias e nódulos, realize o autoexame sete dias após o fim do ciclo menstrual. Observe as seguintes diferenças: os nódulos tendem a ser arredondados, enquanto as glândulas mamárias têm uma forma menos perceptível; as glândulas geralmente estão interligadas, enquanto os nódulos costumam aparecer isoladamente ou separados; as glândulas são macias, enquanto os nódulos tendem a ser mais duros ou rígidos; os nódulos geralmente não aparecem simultaneamente nos dois seios, portanto, pressione a mesma área em ambos os seios para verificar possíveis diferenças.


Mesmo com o autoexame, não dispense as consultas médicas regulares.


A Taybe e o Outubro Rosa

Acreditamos no potencial feminino e na força que a feminilidade traz à nossa empresa. Com mais de 60% das vagas na Taybe preenchidas por mulheres, fazemos questão de abordar o Outubro Rosa e conscientizar todos os nossos colaboradores. Desejamos promover o conhecimento e o acesso à informação, pois acreditamos que é possível vencer o câncer de mama. Descobrindo-o cedo, você tem uma chance de cura de 95%!!!


E antes que precise de cura, queremos que você se previna e invista o seu tempo em bons momentos, de preferência, ao redor de uma mesa, comendo as melhores comidas com toda a sua família, todos juntinhos, sem faltar ninguém.


Se Toque, se Cuide e Celebre a Vida!

Fontes de Pesquisa:

Instituto Nacional de Câncer - INCA

Femma

Dr Daniel Gallo – Como diferenciar glândulas mamárias de nódulos

Oncoguia - Sinais e Sintomas do Câncer de Mama

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page