top of page
  • Foto do escritorBrenda Novais

5 CURIOSIDADES SOBRE O IDIOMA ÁRABE


ÁRABE PELO MUNDO:

Com mais de 280 milhões de falantes nativos e 353 milhões que usam como segunda língua, o idioma árabe se destaca como uma das línguas mais faladas do planeta. Esses números não são de se estranhar, já que o árabe é o idioma oficial de 26 países. É também um dos idiomas oficiais usados pelas ONU - Organização das Nações Unidas.



VARIANTES DO IDIOMA: Árabe Clássico x Popular:

O árabe clássico e o popular. O clássico, língua sagrada do Islã e usada no Alcorão, e o popular, normativo, é praticado em conversas cotidianas.


O Alcorão foi ditado no árabe clássico e é nesta língua que o povo reza nas mesquitas. O árabe informal é uma língua normativa, utilizada nas conversas e nos meios de comunicação. Com consoantes e vogais fazendo a dança das variantes. São 28 consoantes e três vogais que moldam essas variantes.


PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA QUE TÊM ORIGEM DO ÁRABE:

Existem muitas palavras da língua portuguesa que são de origem árabe. E, a maioria é relacionada à alimentação. Azeite (Az-zayt), Açúcar (As-sukar), Limão (Laimun), Laranja (Naranj), Salada (Salata) e Xarope (Sharab). Então, o que achou das palavras de origem árabe? Já tinha imaginado a origem delas?


SINGULAR, PLURAL E… DUAL?

A linguagem árabe, além do singular e plural, apresenta o conceito de dual. Se utiliza o termo dual para se referir a duas unidades. Para formá-lo precisa adicionar ān ou –ayn ao nome no singular. O dual é uma flexão gramatical de número (como o singular e o plural) que indica um conjunto de duas coisas, como seres ou entidades, trazendo uma perspectiva única à linguagem.


A ARTE DA ESCRITA ÁRABE:

A escrita árabe, uma tradição que remonta à aramaica. É escrita da direita para a esquerda, e os livros são lidos de trás para frente. São 18 figuras distintas que formam as letras. As 28 consoantes são formadas por uma combinação de pontos que ficam acima e abaixo dessas figuras.


O idioma árabe é considerado um dos idiomas mais difíceis de aprender. É desafiador! Principalmente por causa dos vários dialetos e subdialetos que podem confundir até os falantes nativos.


EAE, QUER APRENDER MAIS SOBRE ORIENTE MÉDIO? FIQUE DE OLHO EM NOSSO BLOG SIGA A TAYBE NAS REDES SOCIAIS.

59 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글 1개


Gabrielle Novais
Gabrielle Novais
1월 22일

Caraca, aprendendo um pouco mais cada dia.

좋아요
bottom of page